• Prefeitura de São osé do Rio Preto

ESTERILIZAÇÃO

Bem-estar animal promove 2º Mutirão de Castração

Ação acontece entre os dias 25 e 28 de março, no Pet Park; cerca de 700 animais estão agendados

Por:

Bianca Zaniratto

mutirão_site.png

Ivan Feitosa / SMCS

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Bem-estar Animal, promove o 2º Mutirão de Castração de 2024, entre os dias 25 e 28 de março. A ação acontece no Pet Park. Todos os cães machos e fêmeas que serão esterilizados estão com dia e horário agendados.

Nos três primeiros dias, foram agendadas somente fêmeas, nos períodos da manhã e da tarde. São cerca de 200 animais por dia. Na quinta-feira, dia 28, cerca de cem animais, entre fêmeas e machos, serão submetidos ao procedimento.

Pede-se que o tutor siga as informações do agendamento, bem como o preparo do animal para a cirurgia, principalmente o jejum de oito horas de alimentos líquidos e sólidos. Antes do procedimento, é feita uma avaliação das condições gerais do pet, que pode ser reprovado por causa de problemas de pele ou peso. O serviço é gratuito e o tutor leva para casa a medicação a ser ministrada ao animal.

“Temos atualmente um dos serviços mais qualificados do Estado em termos de castração. Então, o município está fazendo a sua parte, agora, a população precisa honrar com o compromisso e ir até o fornecimento desse serviço. Lembrando que por meio da castração realiza-se o controle populacional e se evita enfermidades. O ato de castrar é um ato de amor”, frisa o secretário Diego Borges Lourenço.

Pet Park

Nos dias de mutirão, o Pet Park tem horário especial de funcionamento para os tutores e seus pets. Portanto, entre a segunda e a quinta-feira, o local vai funcionar das 16h às 19h. A medida busca diminuir o número de animais no espaço e, consequentemente, controlar eventuais situações de estresse.

Castração

O serviço de castração é gratuito e, para que o cão ou gato entrem na fila, basta que o tutor preencha um formulário e aguarde ser contatado pela equipe do Bem-estar Animal.

Formulário de castração

Além dos mutirões, a esterilização é feita de segunda a sexta-feira no Centro de Castração, que funciona ao lado do Hospital Veterinário da Unirp. Há também o Pet Móvel, que faz o transporte de animais de bairros mais distantes até o centro. O primeiro bairro contemplado foi o Solidariedade. Em abril, moradores das Estâncias São Carlos e San Carlo poderão usufruir desse serviço da van adaptada para cães e gatos.

2º Mutirão de Castração 2024
Data: 25 a 28 de março
Local: Pet Park Matheus Pinoti Massucatto
Endereço: Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2250. Entrada pelo portão dos fundos, com estacionamento livre