• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Escola Digital

Educação aposta na tecnologia para maximizar aprendizagem dos alunos

Prefeito Edinho Araújo e a secretária de Educação Fabiana Zanquetta acompanharam aula realizada com Chromebooks na escola Norberto Buzzini

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (5).png

Ivan Feitosa / SMCS

Na manhã desta quarta-feira, 26/6, o prefeito Edinho Araújo, junto com a a secretária de Educação Fabiana Zanquetta, esteve na escola municipal Dr. Norberto Buzzini, no Jardim Yolanda, para acompanhar uma aula realizada com Chromebook, equipamento tecnológico que compõe o Laboratório de Informática Móvel.

Na aula sobre cultura popular conduzida pela professora Gisele Lopes, do 5º ano A, os alunos usaram esse recurso tecnológico para realizar pesquisas sobre dois artistas que traduzem em suas obras manifestações populares brasileiras: Alfredo Volpi e Antonio Militão dos Santos. Momento em que o prefeito Edinho falou sobre o artista primitivista José Antonio da Silva, um ícone da arte naïf brasileira que morou em Rio Preto.

Os estudantes usando Chromebooks e com as intervenções da professora, pesquisaram por exemplo a biografia dos autores, características das obras, apreciação estética. Depois, usando as obras como referências e inspirações produzirão suas próprias manifestações artísticas.

A implantação dos laboratórios nas escolas municipais faz parte do Projeto de Educação Digital desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia da informação como recurso pedagógico capaz de maximizar a aprendizagem dos alunos.

Aliado a formação continuada dos gestores e professores, as ferramentas permitem inúmeras possibilidades como ao professor ter acesso ao histórico de aprendizagem do aluno, ajudam a realizar trabalhos de forma colaborativa em duplas, possibilitam a continuidade à distância e servem para os pais acompanharem as atividades desenvolvidas.

O projeto já foi implantado em sete escolas municipais que não tinham laboratório de informática, sendo seis de Educação Infantil que têm como público alunos de Etapas e uma escola de Ensino Fundamental que tem como público alunos do 1º ao 5º ano. 

As unidades atendidas são, do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) a EM Dr. Norberto Buzzini e as unidades da Educação Infantil EM Anna Mantovani de Andrade, EM Elvira de Guzzi Ribeiro, EM Israel Cestari, EM Modesto Rodrigues Marques, EM Meu Amor, EM Georgina Atra Hawilla – Dona Jota.

“Com a utilização dos chromebooks percebemos que as aulas ficaram mais interativas, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem, ou seja, é um excelente recurso voltado para o ambiente escolar”, diz o prefeito Edinho Araújo.

Segundo a secretária de Educação Fabiana Zanquetta, a criação do laboratório móvel tem como finalidade estabelecer um diálogo entre o conhecimento teórico e uma ferramenta de trabalho e pesquisa dinâmica.

53817674241_ead400aa6f_k.jpg

“É importante destacar a inovação por meio das tecnologias da informação e comunicação e como isso contribui para a melhoria da qualidade da educação pública, possibilitando a superação das desigualdades socioeconômicas e instrumentalizando os alunos de escolas públicas a terem melhores condições de acesso ao conhecimento e aos processos de aprendizagem que permitam a eles serem protagonistas de sua própria história, tendo mais chances de avançarem nos estudos e alcançarem êxito profissional”, informa a secretária Fabiana.

De acordo com Karina Perez Guimarães, Assistente de Programas e Projetos e uma das responsáveis pela Educação Digital, a implantação dos Laboratórios de Informática Móveis está diretamente ligada à formação continuada do professor.

“O projeto visa a união da implantação dos Laboratórios de Informática Móveis à formação de professores para utilização pedagógica. Acreditamos que a implantação dos laboratórios traz grandes avanços à qualidade da Educação, uma vez que a tecnologia pode ser usada para aproximar professores e alunos em uma construção coletiva”, explica Karina.

Segundo a coordenadora pedagógica Lucila Karina Garrido, o recurso tecnológico deixou as aulas muito mais interativas. “As intenções pedagógicas são todas voltadas para interação, para o protagonismo das crianças. Agora, a gente consegue a atenção deles e os alunos aprendem a fazer pesquisas, usar jogos educativos, desenvolvendo assim as habilidades e conteúdos decorrentes do ano letivo e que constam na BNCC e no Currículo Paulista ", diz a coordenadora.

Os alunos aprovaram a ideia e estão gostando de usar outros recursos além da tradicional lousa e livro didático. Os chromebooks e os projetores fazem com que as crianças prestem mais atenção e ajudam também na recuperação contínua e paralela, e ainda no trabalho com crianças com necessidades especiais.

Os chromebooks são usados para todas as turmas do 1º ao 5 º ano desde abril de 2023, quando foi implantado. A equipe Educação Digital formou os professores e daí em diante toda semana eles têm horário de uso para o Chromebook, a atividade é semanal.

“O que eu mais gosto é fazer pesquisas, biografia e ver imagens”, diz o aluno Gustavo, 10 anos. Já para Heloísa o bom mesmo é “ver obras de arte, é bem colorido e muito bonito”. A estudante Valentina, também de 10 anos, acha muito legal o Chromebook. “Ele é um computador que dá para aprender muitas coisas, gosto muito de fazer pesquisas”, diz ela.  Para o aluno Otávio, da mesma idade, dá para aprender muitas coisas. Confiante e sorridente ele diz: “e no futuro a gente pode ensinar as pessoas também”.  

O que difere o Notebook do Chromebook?  Jean Batista de Oliveira, da gerência de Educação Digital, explica que o Chromebook está entre um notebook e um tablet, então ele é mais específico para a Educação. “Ele é mais resistente, suporta queda de até 1,22 metro, que seria a altura de uma mesa de sala de aula. O equipamento suporta até um copo de água, resistente a líquidos numa quantidade de até 350 ml e também consegue suportar um peso de até 60 quilos. Leve e resistente, o Chromebook tem uma função para conexões rápidas para Internet e tem o recurso de toque na tela facilitando o uso pelas crianças, além de ser muito intuitivo”, explica Jean de Oliveira.

Escola Municipal Dr. Norberto Buzzini

Diretora: Patricia Acosta Fernandes Camacho
Coordenadora pedagógica: Lucila Karina Garrido
Professora de sala de aula, do 5º ano A: Gisele Lopes
Supervisor de Ensino: Ricardo Martins

Projeto de Educação Digital / Laboratórios Móveis 

Jean Batista de Oliveira - Gerência de Educação Digital
Giuliano Moretti - Assistente de Programas e Projetos - Educação Digital
Karina Perez Guimarães - Assistente de Programas e Projetos - Formação - Educação Digital


 

Busca do Flickr

Notícias relacionadas

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP