Ecologia

Escolas trabalham a Semana do Meio Ambiente com atividades pedagógicas

Ações com os alunos vão da criação de bonecos com cabelos de alpiste a debates sobre descarte de materiais, plantio de árvores até projeto de jardim vertical

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

capa.jpeg

Comunicação Social

A Semana do Meio Ambiente em Rio Preto segue com várias atividades pedagógicas nas escolas municipais para sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental.

Na escola municipal deputado Arlindo dos Santos, segundo a coordenadora pedagógica Ida Regina Volpato Massarini, os alunos do 3º ano C realizam ações com o objetivo de fortalecer iniciativas transformadoras, protagonizadas pelas próprias crianças.

Sob a orientação da professora Anna Luiza Russo de Mendonça, os estudantes criaram em sala de aula bonecos com cabelo de alpiste. “As crianças adoraram! A ideia foi despertar o interesse para questões ambientais, além de dar-lhes oportunidade de cuidar de um ser vivo. Com isso eles aprenderam a observar a germinação da planta e o seu desenvolvimento”, explica ela.

Também foram realizadas rodas de conversa sobre descarte correto de resíduos. A professora selecionou vídeos para pesquisa e estudo, contendo notícias sobre o descarte incorreto de resíduos, que contribui para a poluição de ruas, praias e rios.

Depois de assistirem aos vídeos, os estudantes organizados em grupos confeccionaram cartazes para serem expostos na escola, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da conservação e gestão de resíduos.

Os alunos aprenderam como deve ser realizada a coleta seletiva de óleo de cozinha, pilhas e eletrônicos, e foram incentivados a praticar isso em casa, além de ensinar outras pessoas sobre a importância do descarte correto dos materiais.

Na escola municipal Lourival Pires Fraga estudantes sob a orientação da professora Maria Angélica Casaroto Silva participaram de um debate sobre o tema "O que é legal para o planeta e o que não é legal?".

Logo após as conversas,  foram confeccionadas duas listas sistematizando todos os apontamentos feitos pelas crianças.  Também foram efetuados o plantio de mudas e falado sobre a importância das plantas para o meio ambiente.

Na unidade Cleophas Beltran Silvente as crianças do 4º ano, que realizavam pesquisas sobre o meio ambiente, resolveram junto com os pais e comunidade escolar, construir um jardim vertical na escola.

Outro trabalho interessante acontece na escola municipal Álvaro Luiz Angeloni. De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Paula da Silva Carminati dos Reis, foi desenvolvido o Projeto Plante com a finalidade de criar um bosque nas imediações da unidade com o plantio de árvores frutíferas e nativas da região.

“O Projeto Plante é voltado para arborização aqui na nossa escola, para a área externa, porque as crianças do nosso bairro não têm sombra para poder brincar, ir ao parque, pra ler embaixo de uma árvore, fazer piquenique em uma atividade de alimentação saudável e aí nós decidimos desenvolver esse trabalho”, informa Maria Paula.

O trabalho contou com a colaboração de voluntários que desenvolveram um projeto específico para a criação do bosque e já foram plantadas no local mudas doadas pelo Viveiro Municipal.

Após o início da atividade e aproveitando o entusiasmo dos alunos, a escola ganhou ainda uma horta para o cultivo de legumes, hortaliças e até mesmo de temperos e ervas medicinais. Todo o plantio foi feito em parceria com as famílias dos estudantes.

Segundo a coordenadora Maria Paula, as crianças têm cooperado bastante e aprendem na prática a importância de cuidar do meio ambiente de modo geral.

Atividades como estas estão previstas no Plano Escolar - PE, elaborado pelas escolas e estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico – PPP, que tem compromisso com a Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS e com o Programa Municipal de Educação Ambiental, conforme Resolução SME nº 23/2024.