FORMAÇÃO CONTINUADA

Gestores das escolas participam de encontro no Complexo da Swift

Plano Escolar foi um dos principais temas discutidos em reunião com supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos

Por:

Cristiano Furquim

Treinamento.png

Comunicação Social

A Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação (SME) retomou nesta segunda-feira, dia 19, a realização dos encontros formativos com os trios gestores responsáveis pelas unidades escolares da rede.

A reunião entre supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos com a equipe de formação da secretaria foi realizada no Complexo Swift de Educação e Cultura, às margens da Represa Municipal.

No último encontro realizado em 1º de dezembro de 2023, foram analisados marcadores de contexto internos e externos, mapeando as necessidades da escola sobre as possíveis adequações a serem pensadas e planejadas para este ano letivo de 2024.

Em continuidade a esse processo de avaliação e planejamento na reunião desta segunda-feira, o foco foi o Plano Escolar como meio para a tomada de decisões na escola.

Os gestores foram divididos por macrorregiões em 8 grupos, quatro para o período da manhã (das 8h às 11h) e quatro à tarde (das 14h às 17h), onde foram oferecidos momentos formativos para a reflexão e a construção teórica que contribui para a prática docente.

Os principais objetivos foram analisar as diretrizes e a estrutura que regem o Plano Escolar e o conteúdo norteador utilizado foi o ‘Documento Orientador Programas e Projetos Institucionais - Orientações Gerais 2022’.

Profissionais da Gerência de Capacitação retomaram os encontros com os gestores do Ensino Fundamental e agora receberam também os parceiros da Educação Infantil, a fim de tratar coletivamente da organização e gestão do trabalho pedagógico na unidade escolar.

Os encontros formativos do trio gestor com os diretores de escola, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino mediados pela equipe técnica pedagógica da SME contribuem para o aperfeiçoamento da gestão escolar e consequentemente para a melhor aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Fotos: Cristiano Furquim