Saúde e autocuidado

Palestra promovida pela EGP tem 200 servidores em sua primeira sessão

Prefeito Edinho Araújo também prestigiou o evento, que terá mais duas sessões nesta sexta-feira

Por:

Daniel Martins

Palestra Autocuidado Valdinei Ferreira.jpg

Ivan Feitosa / SMCS

A primeira sessão da palestra "Saúde Mental e Autocuidado", promovida nesta quinta-feira, 27/6, pela Escola de Gestão Pública (EGP) Ana Maria Vilela, contou com a participação de aproximadamente 200 servidores municipais, principalmente das áreas de Saúde e Assistência Social. O evento foi realizado no auditório do Parque Tecnológico de Rio Preto.

O prefeito Edinho Araújo também assistiu à palestra, ministrada pelo doutor em sociologia e consultor Valdinei Ferreira. Ele estava acompanhado dos secretários de Administração, José Fábio Gazzola Herédia, e Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Willian Meque, e do diretor da EGP, Ronaldo Bitencourt Dutra.

“A Escola de Gestão Pública é algo pelo qual eu tenho o maior carinho, porque eu entendo que conhecimento, formação e informação devem estar presentes em todo o tempo. Nós paramos de crescer fisicamente, mas jamais devemos parar de crescer intelectualmente”, disse o prefeito, na abertura do evento.

Ao iniciar a palestra, Valdinei Ferreira fez um panorama da proposta: “Vocês estão na linha de frente, fazem a cidadania do país avançar, por meio de um trabalho que muitas vezes não ganha o reconhecimento que merece. E esse trabalho tem um custo, não só financeiro, mas também afetivo. Traz impacto na vida do servidor. Por isso, a nossa temática é principalmente a da saúde mental e do autocuidado. Minha meta é que vocês se sintam bem e que tenham ferramentas para conseguir isso.”

Depois do evento, é disponibilizado aos participantes um e-book com práticas de autocuidado para serem implementadas no ambiente de trabalho.

Nesta sexta-feira, 28/6, serão realizadas outras duas sessões da palestra, para novas turmas: uma marcada para as 10h e outra para as 15h.

Os servidores interessados em participar podem entrar em contato pelo WhatsApp (17) 99744-3280 ou pelo e-mail egp@riopreto.sp.gov.br.

Valdinei Ferreira é doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP),  consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para saúde física e mental do trabalhador, diretor da YMCA/SP, professor universitário, palestrante e escritor.

Palestra "Saúde Mental e Autocuidado"

Local: Parque Tecnológico - R. Joaquim Rodrigues, 1085

- TURMA 1 - Realizada dia 27/06, às 10h

- TURMA 2 - 28/06 às 10h
Inscrições: https://forms.gle/SuaaewFVre81gSFx9

- TURMA 3 - 28/06 às 15h
Inscrições: https://forms.gle/r6H8JQ4gNvHhxsrc8

Conteúdo programático:

- Sem saúde física e mental não há carreira sustentável;
- Cuidar de si a cada dia para poder cuidar sempre de quem se ama;
- Atitude: trocar hábitos ruins por bons hábitos;
- Lidando com a nossa ansiedade de cada dia;
- Aprender a dar pausas para a mente;
- Traçando o M.A.P.A. rumo ao autocuidado permanente.