EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Para o Atendimento Educacional Especializado, o ano letivo já começou

Educação designa professores que atuarão nas escolas municipais da rede

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

foto destaque - 800x450 - 2024-01-12T172224.784.png

Comunicação Social

A equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou o planejamento para o ano de 2024 com a designação em continuidade por meio do Diário Oficial de 51 profissionais que vão atuar nas escolas municipais da rede.

Os professores convocados passam por avaliação anual, que é enviada às escolas ao final do ano letivo. A Resolução SME Nº 6 de 2021 organiza o trabalho do profissional do AEE no município, e os gestores das escolas respondem a um questionário fornecendo feedback sobre as atribuições realizadas, cumprimento dos quesitos e sugestões para melhorias contínuas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei Federal nº 9394/1996 conhecida como LDB -, define a educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Os professores do AEE são selecionados por meio de processo seletivo interno, sendo obrigatório a formação especializada e conhecimento para compor a equipe da Educação Especial. E, ao longo do ano letivo, por meio do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) com duração de 3 horas semanais, participam de formação continuada totalizando mais de 140 horas de instruções.

Para a gerente da Educação Especial da SME, Carla Cristina Job, esses profissionais são muito importantes não só na vida dos alunos, mas sobretudo no fortalecimento da inclusão e da igualdade na aprendizagem.

“Os professores de AEE da rede municipal de ensino trabalham para a promoção de uma educação para todos, entendemos e reconhecemos os desafios que envolvem o processo de inclusão, por isso a presença desse profissional nas escolas é de suma importância na promoção da cultura inclusiva no processo de aprendizagem das crianças”, diz ela.

Os alunos público-alvo da Educação Especial que frequentam as salas regulares de ensino e atividades em contraturno escolar, recebem atendimento especializado nas salas de recursos multifuncionais.

Atualmente os Núcleos de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) contam com 51 educadores, 45 salas de recursos multifuncionais, uma em cada escola de ensino fundamental, equipadas com jogos educativos, computadores e mobiliário adaptado.

Conheça o AEE

Conheça o que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suas atividades no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) na plataforma do YouTube.

PLAYLIST - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO