FUTURO VERDE

Semana do Meio Ambiente leva 60 mudas ao Complexo Rei Pelé

Árvores foram plantadas ao longo da pista de caminhada que circunda a arena, em fase final de obras

Por:

Daniel Martins

Atualizado:

Plantio Mudas Rei Pelé.jpg

Ivan Feitosa / SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu nesta quinta-feira, 6 de junho, um plantio de árvores no entorno do Complexo Esportivo Rei Pelé, como parte da programação da 22ª Semana Integrada do Meio Ambiente. A atividade teve início às 8h30 e foi acompanhada por integrantes das Secretarias de Esportes e Lazer e de Obras.

Foram plantadas 60 mudas de espécies variadas, apropriadas a cada ponto. “A gente fez um projeto de arborização baseado principalmente na largura dos espaços disponíveis e na presença ou não de fiação, para não obstruir nenhum poste ou equipamento público. Cada espécie foi devidamente pensada para proporcionar o maior sombreamento possível e evitar problemas futuros, como queda de árvores, obstrução de luz ou interferências com a infraestrutura local”, afirma o engenheiro agrônomo e chefe do Viveiro Municipal, Otton Arruda.

Em lugares mais estreitos, foram utilizadas plantas de pequeno porte, como a resedá de jardim e a pitangueira. Em pontos com mais espaço foram utilizadas mudas de ipês, nas espécies amarela, branca e roxa.

Alunos de um projeto social que ensina futebol, no bairro Laranjeiras, participaram da ação e ajudaram a colocar a muda nos berços (nome que se dá à abertura preparada no solo para o plantio).

Viveiro Itinerante

A unidade móvel do Meio Ambiente também esteve no local no período da manhã, estacionada na esquina das ruas Zahia Leme Homsi e Américo Del Nero, oferecendo mudas de ipê de jardim (porte pequeno), graviola (pequeno), pata-de-vaca (médio) e ipês amarelo e branco (grande). A equipe faz a orientação do tipo de árvore a ser utilizado de acordo com o local onde será feito o plantio.

Nova arena

O Complexo Esportivo Rei Pelé está localizado entre as ruas Zahia Leme Homsi, Américo Del Nero, André Janas Cabrera, Rosaria Cerqueira e a avenida Professor Américo Frasseto, no Minidistrito Adail Vetorazzo. Anunciado em agosto de 2023, o complexo está em fase final de obras. Além de campos de futebol, o espaço conta com quadras de areia, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, arquibancada e vestiários.

Programação - Semana do Meio Ambiente