Vigilância Ambiental promove Feira de Educação em Saúde Ambiental

Letícia Greco

feira-educaca-saude-ambiental.png

Fabrício Spatti / SMCS

A partir da próxima quinta-feira (21/3), a equipe da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estará no RioPreto Shopping com a Feira de Educação em Saúde Ambiental, aberta e gratuita para todos os visitantes do centro de compras que queiram aprender de maneira lúdica sobre o mosquito Aedes aegypti e sobre os escorpiões.

A Feira será instalada na Praça 2 de eventos, com horário de funcionamento das 12h às 21h, até o domingo (24/3). No local, será montado jogo de tabuleiro gigante da dengue e da leishmaniose, bancada com microscópio e lupa e haverá também personagens, maquetes e totens. A população também poderá tirar dúvidas sobre as principais arboviroses, além de esporotricose e leishmaniose.

Do lado de fora do shopping, no estacionamento, a equipe do CCZ estará com uma tenda para vacinação antirrábica em cães e gatos. A vacina é recomendada para animais com idade mínima de quatro meses e reaplicação anual.

"Todas as crianças que comparecerem vão receber uma cartilha educativa com atividades para colorir, caça-palavras, e outras desenvolvidas para o público infantil com o tema da feira. Nosso objetivo é conscientizar a família sobre a importância do combate às arboviroses e prevenção a zoonoses", explica a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.

Feira de Educação em Saúde Ambiental

A Feira de Educação em Saúde Ambiental é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde que faz parte das ações de rotina desencadeadas pela Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para prevenção e combate a animais vetores e nocivos.

Em 2023, a Vigilância levou a feira a três shoppings da cidade, além de escolas e outros locais com grande fluxo.