• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Vida animal

Os animais, principalmente os pets, estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, proporcionando momentos de companheirismo e um amor incondicional. Vida Animal abrange campanhas, serviços e notícias da Prefeitura de São José do Rio Preto voltados aos bichos de estimação. Aqui, você encontra o formulário para castração e o canal de denúncia de maus-tratos, além de campanhas de adoção de cães e gatos e informações sobre os mutirões de castração e outros conteúdos ligados à causa do bem-estar animal.

Serviços relacionados

Notícias relacionadas

Adoção  •  Castração  •  Denúncias


WhatsApp-Image-2023-06-16-at-14.32.44.jpeg

Os animais disponíveis para adoção foram resgatados em situação de maus-tratos ou foram vítimas de atropelamento e não possuíam tutor. Na Secretaria do Bem-estar Animal recebem tratamento médico veterinário e medicamento, quando necessário. São castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.

Quando saudáveis, ficam à espera de um lar para receber o carinho e amor que merecem. Há cães e gatos, filhotes e adultos, machos e fêmeas, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais. Em relação a esses animais, a secretaria dá suporte em relação a patologias existentes antes da adoção.

 

Que tal adotar?

O interessado precisa se dirigir ao Hospital Veterinário da Unirp munido de documento pessoal e comprovante de residência atualizado (podem ser digital). Há também, em diversas ocasiões, campanhas de adoção promovidas pela Secretaria do Bem-estar Animal.

Os futuros tutores vão conhecer os animais e saber sobre particularidades e características de cada um. Na sequência, são submetidos a uma entrevista, para saber sobre a motivação para o ato e a rotina do tutor e da família.

Depois da adoção, equipe da Secretaria do Bem-estar Animal faz acompanhamento por um tempo dos animais, incluindo visitas na casa dos tutores, que são responsáveis por alimentar devidamente o animal, manter as vacinas em dia, assim como a vermifugação. Além disso, o ambiente onde o pet vive precisa estar limpo. Depois dessa etapa, o processo é finalizado.

 

Conheça nossos animais e ajude-os a encontrar um lar cheio de amor

Veja o Catálogo de pets para adoção


Como castrar?

A castração é um serviço ofertado pela Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto, em mutirões e no Centro de Castração, que entrou em funcionamento em janeiro de 2024. Há um forte investimento em castração, pois se trata de uma medida que visa criar resultados a médio/longo prazo, visto que com melhor controle populacional haverá menos animais abandonados no município. Referida estratégia de atuação foi optada para garantir medidas definitivas que visam ao bem-estar animal. 

Os mutirões acontecem no Pet Park, que recebeu melhorias para atender essa ação e oferecer conforto tanto para o pet quanto para os tutores. Já o Centro de Castração funciona ao lado do Hospital Veterinário da Unirp. O Pet Móvel é uma van adaptada que atende pets cujos tutores residam em bairros distantes, transportando cães e gatos até o Centro de Castração.

Para colocar o seu pet na fila, é preciso acessar a carta de serviço e preencher o formulário ou dirigir-se pessoalmente ao Poupatempo ou à Prefeitura Regional Norte. A equipe do Bem-estar Animal entrará em contato com o tutor para agendar dia, horário e local. 

Orientações para castração

• Para cirurgia de castração é necessário que o animal esteja em jejum de alimentos sólidos e líquidos por oito horas;

• Cães das raças bulldog, pug e spitz alemão não são castrados pela Secretaria do Bem-estar Animal por questões de segurança do animal, assim como gatos da raça persa. A anestesia, nesses casos, precisa ser inalatória, caso contrário, há risco de parada cardiorrespiratória. Cães da raça shitzu serão avaliados pelo veterinário para liberação do procedimento;

• Animais que serão submetidos ao procedimento devem ter, obrigatoriamente, entre 6 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias, no máximo;

• Recomenda-se realizar exames pré-operatórios (hemograma, função hepática, renal e eletrocardiograma);

• Trazer somente animais em boas condições de saúde, tosados, limpos, e desparasitados, caso contrário será barrado na triagem pré-cirúrgica;

• Não serão aceitos animais infestados com pulgas, carrapatos, animais obesos, animais idosos, animais prenhes;

• Antes da anestesia, o animal passa por uma triagem, durante a qual são aferidas as condições físicas gerais; caso esteja apto, segue para indução anestésica; caso contrário, o tutor é orientado sobre as condições do animal, que é liberado sem passar pelo procedimento;

• Gatos devem estar em caixa de transporte ou gateira; se for proveniente de colônia, somente em gatoeira;

• Cães de grande porte, bravios ou que não estejam acostumados a outros animais devem ser trazidos com guia e focinheira;

• Avisar no dia da cirurgia se o animal toma medicação ou se já teve reação a medicamento;

• Somente o proprietário ou pessoa autorizada por escrito, e portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço de São José do Rio Preto no nome de quem fez o cadastro poderão levar os animais no dia da cirurgia;

• As faltas deverão ser avisadas com 48 horas de antecedência. Caso a falta seja avisada no dia anterior ou no dia da cirurgia, o cadastro será cancelado e o tutor terá de preencher novo formulário e entrar no fim da fila.

Cadastro

Há três maneiras de se fazer o cadastro no sistema e colocar o animal na fila da castração em São José do Rio Preto:

• Digitalmente, acessando o serviço online e preenchendo o formulário;

• Pessoalmente, no Poupatempo, situado na Rua Antônio de Godoy, 3033, Centro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Levar documento pessoal e comprovante de endereço no nome do tutor;

• Pessoalmente, na Prefeitura Regional Norte, que funciona no Shopping Cidade Norte, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h. Levar documento pessoal e comprovante de endereço no nome do tutor;

| Mais informações sobre o serviço público de castração em São José do Rio Preto podem ser obtidas pelo telefone (17) 3513-5050.


Como denunciar maus-tratos?

As denúncias de maus-tratos podem ser feitas através do serviço online. Para denunciar, é preciso preencher o formulário. Para abrir o protocolo da denúncia, é necessário ter cadastro ativo no Portal do Cidadão. Novos cadastros podem ser feitos com o CPF e email do solicitante. Não é possível fazer denúncia de maus-tratos pelo telefone. Assim que a denúncia é concluída, Secretaria do Bem-estar Animal avalia o caso e envia equipe técnica ao local. Conforme o estado dos animais, são resgatados e enviados ao Hospital Veterinário da Unirp, que mantém convênio com a Prefeitura, para receberem tratamento médico veterinário. Os tutores respondem pelo crime de maus-tratos a animais. Quando os cães e gatos estiverem saudáveis, ficam disponíveis para adoção. 


📍 Endereços:

🐾 Bem-estar Animal

Rua Ipiranga, 280, Vila Curti
🕒 Segunda a sexta-feira (exceto feriados) – 8h às 17h

🏥 Hospital Veterinário da Unirp

Rodovia BR 153 s/n Km 69, Rua Doutor Halim Atique.
🕒 Segunda a sexta-feira (exceto feriados) – 8h às 11h e das 14h às 16h.

☎️ Mais informações pelo telefone:  (17) 3513-5050.

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP