TODOS JUNTOS

Secretaria de Educação retoma encontros formativos para as OSCs

Formação pedagógica para as Organizações da Sociedade Civil proporciona aos alunos um desenvolvimento integral, com acompanhamento dentro e fora da escola

Por:

Cristiano Furquim

WhatsApp Image 2024-03-05 at 13.35.19.jpeg

Comunicação Social

Começaram os encontros para coordenadores pedagógicos das 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do município promovidos pela equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A primeira reunião com as OSCs realizada semana passada no complexo da Swift de Educação e Cultura teve a supervisão do professor formador Danilo Ferrari. Os trabalhos acontecem em sincronia com os coordenadores das escolas municipais da rede.

“A formação das OSCs começou no dia 29 de fevereiro, que foi quinta-feira passada, e foi muito legal porque a gente está começando no mesmo mês em que começou a formação dos coordenadores pedagógicos das escolas, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental”, informa Ferrari.

Uma das entidades educacionais presentes ao encontro foi a Associação Anjo da Guarda, do bairro Jardim Nazareth, que há 28 anos atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade, no contraturno escolar.

Para Márcia Denise Esteves Andreu, coordenadora da Anjo da Guarda, são momentos importantes também para trocas de experiências.

“Estas reuniões formativas continuadas têm como objetivo promover a nossa qualificação, atualização e o nosso aperfeiçoamento. Um momento único que é utilizado para a melhoria da qualidade de ensino nas OSCs”, diz a coordenadora Márcia Andreu.

As Organizações da Sociedade Civil atendidas pela formação ministrada pela SME atendem crianças do Ensino Fundamental anos iniciais, no contraturno escolar.

“Estamos organizando um processo formativo para 2024, que contemple demandas que os próprios coordenadores nos trouxeram, como necessidade formativa, que é o papel do coordenador pedagógico na articulação das aprendizagens e as questões de leitura escrita”, explica o professor Danilo Ferrari.

Toda a formação está sendo organizada com base nas questões levantadas pelos próprios profissionais e os encontros serão mensais, de fevereiro a novembro, contando com o Seminário de Boas Práticas, que este ano será realizado em setembro.

Em 2023, pela primeira vez, as entidades responsáveis pelo atendimento em contraturno escolar de aproximadamente 4.400 crianças, participaram de formação inédita dada pelos profissionais da rede municipal de ensino.

A formação pedagógica desenvolvida pela Gerência de Capacitação da SME para as OSCs proporciona aos estudantes um desenvolvimento integral, dentro e fora da escola.

Um acompanhamento importante não só para as atividades extracurriculares do contraturno, como também na recuperação e recomposição das aprendizagens.

Foto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação