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FORMAÇÃO CONTINUADA

Educadora Débora Rana se reúne com coordenadores pedagógicos

Papel do coordenador e a sua responsabilidade com a aprendizagem das crianças foi o principal tema do encontro formativo promovido pela Secretaria Municipal de Educação

Por:

Cristiano Furquim

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Comunicação Social

O destaque do evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta sexta-feira, 8/3, no Complexo da Swift de Educação e Cultura, foi a presença de Débora Rana, especialista em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Com vasta experiência na área de Ensino-Aprendizagem, Débora Rana, que é formada em psicologia e mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP, passou o período da manhã com a equipe de capacitação da SME e à tarde com coordenadores pedagógicos de 145 escolas, entre municipais, conveniadas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A pauta do encontro formativo foi o papel do coordenador na unidade escolar. “Nós falamos do papel do coordenador dentro da escola sob a perspectiva formativa que ele tem na atuação. Dessas responsabilidades que o coordenador tem com a aprendizagem das crianças e de como que a gente organiza tantas tarefas que estão na mão do coordenador para além do seu papel fundamental que é fazer a formação continuada dos professores para que isso possa ser realizado”, diz a educadora.

Ela também falou da importância do trabalho em rede para tratar o desafio atual dos professores em sala de aula, que é lidar com a heterogeneidade dos alunos.

“É preciso um trabalho em rede. O coordenador apoia o professor nas reuniões formativas para que se possa pensar em atividades diversificadas. Quando o aluno não aprende, a gente tem que olhar para as nossas práticas de ensino. E uma das respostas que a gente vê é que o ensino para todos, igual para todos, não dá conta, porque há uma diversidade”, diz ela.

Segundo a educadora, a formação continuada é fundamental para lidar com as diferenças e a rede municipal de ensino de Rio Preto acerta ao garantir um tempo maior de planejamento para o professor.

“As atividades diversificadas, ajustadas aos desafios, a partir de onde estão as crianças, que a gente está falando de diagnóstico aqui. Esses diagnósticos dão pistas de como estão as crianças e as atividades têm de ser ajustadas. Para isso o professor precisa ter tempo de planejamento garantido, que eu sei que na rede tem e que ampliou esse ano. E, assim como o tempo com o coordenador pedagógico para pensar nessas atividades diversificadas. É só assim que a gente atende todas as crianças”, conclui a educadora.

A iniciativa da SME em trazer Débora Rana para Rio Preto faz parte do compromisso da secretaria com a formação continuada de seus profissionais. Os coordenadores pedagógicos, como agentes multiplicadores, têm importante papel de levar a formação continuada para dentro das unidades escolares, beneficiando diretamente os alunos.

 

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