Ação solidária

Em 10 dias, Defesa Civil envia 380 toneladas de mantimentos para o Sul

Campanha inclui agora itens para bebês, como fraldas, leite em pó, mamadeiras e chupetas

Por:

Daniel Martins

Doações Shopping Cíntia de Paula Divulgação.png

Itens recebidos em posto de arrecadação do shopping são carregados. Foto: Cíntia de Paula/Divulgação

A campanha iniciada no dia 6 de maio para arrecadar mantimentos e auxiliar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul, sob coordenação da Defesa Civil de Rio Preto, já enviou 380 toneladas de mantimentos para o estado gaúcho. Este é o balanço dos 10 primeiros dias de campanha.

Nesta quinta-feira, 16/10, a Defesa Civil divulgou uma nova orientação, com base nas demandas das equipes que prestam assistência no Rio Grande do Sul: a partir de agora, a campanha solicita a inclusão de itens para bebês, como fraldas, leite em pó, mamadeiras e chupetas. Outras prioridades são roupas de frio, cobertores e alimentos da cesta básica. Por outro lado, a entrega de água mineral não é mais necessária e outros tipos de roupa não são recebidos pela Defesa Civil (veja a lista completa abaixo).

“Nós recebemos um comunicado lá do Rio Grande do Sul solicitando esses itens para bebês: bastante leite em pó, fraldas, mamadeiras, chupetas. Há uma urgência, agora, por esses materiais, assim como por roupas de inverno, cobertores e mantas, pois a temperatura está muito baixa, em torno de 5º C. Também pedimos que continuem a trazer alimentos”, diz o diretor da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin (veja vídeo abaixo).

Contribuição

Nesta quinta-feira, a Defesa Civil recebeu um carregamento de itens provenientes do posto de arrecadação montado no Riopreto Shopping. O funcionamento deste ponto de entrega foi prorrogado até a próxima quarta-feira (22/5).

Agradecimentos

Desde o início da campanha, empresas de transporte se prontificaram a levar os mantimentos arrecadados até o Rio Grande do Sul. “Só de carretas de grande porte, já foram dez carregamentos. Por isso, fica nosso agradecimento especial às empresas Transgrano, Rodonaves e Eplast, que estão nos ajudando a levar esse material”, diz Lamin.
Outra contribuição fundamental é a dos voluntários, que têm trabalhado na triagem e na organização dos itens. “Precisamos fazer esse reconhecimento, pessoas que estiveram aqui desde o primeiro dia. Tenho certeza que toda essa ajuda vai transformar a vida de quem está sendo atendido por esse trabalho voluntário”, complementa o diretor da Defesa Civil.

Campanha - Defesa Civil

✅ Itens prioritários:

• Itens para bebês: fraldas, leite em pó, mamadeiras e chupetas, entre outros.
• Roupas de inverno: novas ou em bom estado - casacos, moletons, jaquetas, blusas de lã, suéteres, camisetas de manga comprida, calças grossas ou térmicas, meias grossas, cachecóis, luvas, toucas ou gorros, entre outros.
• Cobertores e mantas: também são aceitos travesseiros e roupa de cama em geral.
• Alimentos: itens da cesta básica.

👍 Itens aceitos: Ração para pets, produtos de higiene pessoal e de limpeza

❌ Itens dispensados: Não é mais necessário entregar água mineral.

🚫 Itens não aceitos: não são recebidos outros itens, como móveis e eletrodomésticos.

📍 Pontos oficiais de arrecadação

• Defesa Civil

Rua Campos Salles, 1866, bairro Boa Vista.

• Riopreto Shopping (prorrogado até 22/5)

De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h.

• Tiro de Guerra

Todos os dias, 24h.
Rua Bait Chalela, 1225 - Vila Militar.

• Unidades da rede Ultragaz

◽ R. Waldemar Sanches, 1064, Cidade Nova