• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Mutirão da Limpeza recolheu 840 toneladas de inservíveis em 2023

Ação faz parte das estratégias da Prefeitura para combate à dengue e a escorpiões

Por:

Letícia Greco

Cópia de foto destaque - 800x450 - 2023-12-22T153210.803.png

Fabrício Spatti / SMCS

O Mutirão da Limpeza e da Saúde recolheu este ano cerca de 840 toneladas de materiais inservíveis, promovendo o descarte adequado de tais objetos. A ação é realizada pela Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Gerais, e integra as estratégias de prevenção e combate à dengue e a escorpiões.

Este ano, o Mutirão foi realizado nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e dezembro, percorrendo sete áreas de abrangência do município, com maior número de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O mutirão recolhe materiais sem utilidade e que podem servir como criadouro para o mosquito ou esconderijo para o escorpião, como: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas e eletrodomésticos. Os inservíveis são recolhidos e transportados para a Fazendinha Municipal, onde é feito o descarte de forma adequada.

"Finalizamos o ano com um quadro positivo na questão da prevenção. Nós começaremos também em janeiro com essa ação a todo vapor, visando uma prevenção na proliferação dos mosquitos da dengue, chikungunya e zika. Então, 2024 será um ano de muito trabalho, principalmente nesse começo de ano que é o período chuvoso até o mês de março", afirmou o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho.

Semana de Mobilização

Além do Mutirão, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou uma série de ações com foco na educação em saúde ambiental. As atividades foram realizadas nas escolas municipais, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, e em locais de grande circulação de pessoas, como feiras livres, praças e shoppings.

A Feira de Saúde em Educação Ambiental foi realizada no primeiro semestre do ano no Riopreto Shopping e no segundo semestre do ano no Shopping Cidade Norte e no Plaza Avenida Shopping.

Já em novembro, a Secretaria de Saúde participou da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes, com ações em toda a cidade e intensificação de visitas casa a casa pelos agentes de saúde. As ações realizadas ao longo do ano alcançaram mais de cem mil pessoas, inclusive com ampla divulgação nas redes sociais.

"A prevenção é uma parte importante das ações de combate às arboviroses. Por isso, trabalhamos ao longo do ano com todos os públicos e a meta para o próximo é ampliar ainda mais as nossas atividades, fazendo com que a população também se mobilize para o enfrentamento dessas doenças", afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.

Colaboração: Marisa Amorim