AJUDA PARA O RS

Na reta final, Defesa Civil prioriza envio de roupa de frio e alimento

Arrecadações serão suspensas às 16h desta quarta, 22/5, com meta de 500 toneladas alcançada

Por:

Daniel Martins

Doações Defesa Civil 2024-05-21.jpg

Dois caminhões são carregados de mantimentos na Defesa Civil. Foto: Daniel Martins / Pref. Rio Preto

A Defesa Civil de Rio Preto está priorizando o embarque de roupas de frio e alimentos na reta final da campanha de ajuda humanitária para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul (RS). O recebimento de materiais será suspenso nesta quarta-feira, 22/5, às 16h.

Os itens para bebês, como leite em pó, mamadeiras e fraldas são outra prioridade da ação. Todos os materiais desta natureza recebidos pela Defesa Civil são imediatamente embarcados para o envio. Por outro lado, a instituição reforça que não é mais necessária a doação de água mineral.

“Nosso objetivo de alcançar 500 toneladas de mantimentos foi ultrapassado, com as doações que recebemos nos últimos dias. Vamos fazer uma pausa na arrecadação, mas, caso o cenário mude ou haja novas demandas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, faremos um novo chamamento à população e voltaremos com a campanha”, afirma o diretor da Defesa Civil local, coronel Carlos Lamin.

Leite em pó

Entre os produtos de maior necessidade, a categoria com menor volume de doações foi a de itens para bebês. “Reforço que eles estão precisando agora de leite em pó para as crianças, fraldas, mamadeiras e chupetas. Se puder, colabore com esse tipo de item até as 16h desta quarta-feira”, diz Lamin.

Canoas

Reduzidas_17_05_2024_CENTRAL_DE_DOACAO_DE_ROUPAS_NA_RUA_FIORAVANTE_60_Guilherme_Pereira-7.jpg
Centro de distribuição instalado em Canoas (RS). Foto: Guilherme Pereira

Os mantimentos que partem da Defesa Civil são direcionados ao município gaúcho de Canoas, um dos mais afetados pelas enchentes. Até esta terça-feira, 21/5, a cidade havia confirmado 19 mortes em razão da tragédia. Na mesma data, o município aparece no topo da lista de pessoas desabrigadas: 17.482.

Canoas instituiu centros de distribuição de doações. Desde o início de maio, o município já entregou mais de 27 mil cestas básicas, beneficiando 207 mil pessoas. Foram distribuídas mais de 30 mil peças de roupas, 2.760 kits de limpeza e higiene e mais de 86 mil litros de água.

Onde doar

Até as 16h desta quarta-feira, estarão ativos os pontos de entrega na Defesa Civil, no Riopreto Shopping e no Tiro de Guerra (veja a lista de locais e horários abaixo).

Campanha - Defesa Civil

Doe

• Itens para bebês: fraldas, leite em pó, mamadeiras e chupetas, entre outros.

• Roupas de inverno: novas ou em bom estado - casacos, moletons, jaquetas, blusas de lã, suéteres, camisetas de manga comprida, calças grossas ou térmicas, meias grossas, cachecóis, luvas, toucas ou gorros, entre outros.
• Cobertores e mantas: também são aceitos travesseiros e roupa de cama em geral.
• Alimentos: itens da cesta básica.
• Ração para pets: na embalagem original fechada.

❌ O que não doar

🚫 Não é mais necessário entregar água mineral.
🚫 A Defesa Civil não está recebendo outros tipos de roupa (veja os itens aceitos acima).
🚫 Não são recebidos outros itens, como móveis e eletrodomésticos.

📍 Pontos oficiais de arrecadação

• Defesa Civil

Rua Campos Salles, 1866, bairro Boa Vista.

• Riopreto Shopping

De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h.

• Tiro de Guerra

Todos os dias, 24h.
Rua Bait Chalela, 1225 - Vila Militar.

• Unidades da rede Ultragaz

◽ R. Waldemar Sanches, 1064, Cidade Nova