GPS FÍSICO

Trânsito amplia sinalização para facilitar acesso e localização

Maiores e com informações mais completas, novas placas também contam com durabilidade maior

Por:

Ademir Terradas

Atualizado:

Nova Sinalização.png

Comunicação Social

De repente o celular fica sem bateria, o pacote de dados acaba ou o sinal de internet fica instável. A partir daí, o GPS não funciona mais. Em momentos como esses, só cabe ao motorista recorrer às placas de localização como “nos velhos tempos”.

Ciente dessa necessidade, e com o objetivo de oferecer mais praticidade e conforto aos motoristas e motociclistas que transitam pela cidade, a Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto iniciou execução de contrato para a implantação de novas placas. Com isso, serão instalados até 5 mil metros quadrados de placas em todas as regiões da cidade.

O contrato tem valor total previsto de até R$ 4,7 milhões, dos quais já foi executado R$ 1 milhão. Esse investimento resultou em novas placas em todas as regiões da cidade, com prioridade para as principais avenidas, os acessos para quem chega à cidade pelas rodovias e o Anel Viário. A empresa foi escolhida por meio de licitação na modalidade pregão.

“As placas antigas, além de serem mais pesadas e muitas estarem deterioradas pela ação do tempo, são muito visadas para furtos. A nova configuração é maior, o que permite visualização em longa distância, além de serem mais resistentes às intempéries e menos atrativas, por serem de material que não desperta o interesse dos criminosos”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Amaury Hernandes.

A partir desta semana, as equipes de instalação das placas vão atuar na avenida Alberto Andaló. O trabalho já foi realizado em avenidas como Ernani Pires Domingues, Philadelpho Gouveia Neto, Antônio Antunes Júnior, Fortunato Ernesto Vetorasso e Domingos Falavina.

Veja as vias já atendidas

As placas

As novas placas são confeccionadas em chapas duplas de alumínio composto e melamínico-fenólico de alta pressão. Além disso, conta com película refletiva e acabamento em overlay, tecnologia que garante mais durabilidade ao material.

Com dimensões de 3m x 1,5m; 3m x 1,7m e 2m x 1m, as placas novas são maiores que as antigas – de 2,8m por 1,4m.  Também estão sendo produzidas placas do mesmo material no tamanho 3m x 1,4m, que serão instaladas, em seguida, nos semipórticos dos corredores de ônibus.