BEM-ESTAR ANIMAL

4º Mutirão de Castração de 2024 acontece entre 11 e 14 de julho

De quinta-feira a domingo, cães serão esterilizados em estrutura montada no Pet Park

Por:

Bianca Zaniratto

pet park site.png

Marcos Morelli / SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Bem-estar Animal, promove o 4º Mutirão de Castração de 2024, entre os dias 11 e 14 de julho, quinta-feira e domingo, no Pet Park, no período da manhã e da tarde. A ação vai atender cães machos e fêmeas cujos tutores já preencheram o formulário do serviço. Para solicitar o serviço, que é gratuito, basta preencher o formulário online ou dirigir-se ao Poupatempo ou Prefeitura Regional Norte.

Formulário de castração

Os tutores cujos pets estão agendados para este mutirão devem atentar-se para os cuidados pré-cirúrgicos, como manter o animal em jejum de alimentos sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem a operação. No dia, é preciso portar documento pessoal com foto e comprovante de residência de Rio Preto, em formato físico ou digital. Todos os animais devem estar na coleira e os de médio e grande porte devem também usar focinheira. Antes da anestesia, o pet passa por avaliação física, e caso esteja acima do peso ou seja detectada condição não favorável, não fica apto para cirurgia naquele momento.

O secretário de Bem-estar Animal de Rio Preto, Diego Borges Lourenço, fala sobre o impacto positivo dos mutirões. “A castração tem uma importância gigantesca para a Secretaria do Bem-estar Animal, pois é um serviço que ganha amplitude a cada dia e o prognóstico é favorável, no sentido de alcançar ainda mais animais. Acreditamos que a castração é medida eficiente para aplacar a problemática dos animais domésticos em situação de rua, que se inicia justamente com o abandono de animais não castrados e a reprodução descontrolada.”

Diego cita estudos que mostram que a esterilização, aliada a uma política pública de conscientização ao não abandono e sanção para maus-tratos, é medida muito mais eficiente do que construção de abrigos para animais errantes, pois tal medida tem como consequência o aumento do abandono de cães e gatos da cidade e de municípios vizinhos. “Em Rio Preto, com políticas de médio a longo prazo, pretendemos garantir realmente o bem-estar dos animais e, consequentemente, das pessoas que amam esses animais”, afirma o secretário.

Pet Park

Nesses dias, o Pet Park atende em horário especial, a partir das 16h até as 19h, para diminuir o número de animais no espaço e prevenir eventuais situações de estresse.

O Pet Park Matheus Pinoti Massucatto fica na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2250. Para o mutirão, a entrada é feita pelo portão dos fundos, com estacionamento livre.

4º Mutirão de Castração 2024
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Local: Pet Park Matheus Pinoti Massucatto
Endereço: Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2.250. Entrada pelo portão dos fundos, com estacionamento livre