Laboratório Móvel

Alunos da rede municipal aprendem Ciências da Natureza na prática

Recurso didático presente nas escolas municipais de Ensino Fundamental fortalece a cultura científica e beneficia mais de 9.100 alunos matriculados na rede

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (2).png

Fabrício Spatti / SMCS

A implementação de laboratórios nas escolas brasileiras foi um tema bastante discutido no âmbito federal no início deste mês de junho, como alternativa para fortalecer a cultura científica. Essa ideia, que é fomentar a educação básica com laboratórios nas unidades escolares, mostra como Rio Preto está um passo à  frente e no caminho certo.

O que está sendo proposto agora por autoridades e educadores, já é uma realidade no município desde 2022, após a Secretaria Municipal da Educação (SME) investir R$ 1.165.539,95 para aquisição de Laboratórios Didáticos Móveis para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O equipamento foi destinado para todas aquelas escolas que demonstraram interesse e uma das grandes qualidades deste recurso é justamente a sua versatilidade. Por se tratar de um laboratório que pode ser transportado, que pode ser deslocado para outros espaços, ele possibilita até mesmo aulas ao ar livre, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso.

O Laboratório Didático Móvel (LDM) além de potencializar o processo de aprendizagem de conteúdos sobre Ciências da Natureza de forma lúdica e natural, beneficia mais de 9.100 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Esse recurso é utilizado nas escolas EM Álvaro Luiz Angeloni; EM Antônio de Souza; EM Cleophas Beltran Silvente; EM Daud Jorge Simão; EM Ezequiel Ramos; EM Francisco Felipe Caputo; EM Joana Casagrande Vinha; EM Luiz Jacob; EM Lydia Sanfelice; EM Olga Mallouk Lopes da Silva; EM Oscar Arantes Pires; EM Paul Percy Harris; EM Regina Mallouk; EM Riscieri Berto; EM Rubens Cintra Damião; EM Silvio de Melo; EM Sylvio Benito Martini; EM Vera e EM Wilson Romano Calil.

Segundo a professora de Ciências da Natureza e que compõe a equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira, o Laboratório Didático Móvel (LDM) coloca os conceitos que estão no livro didático e que são tratados com os alunos em sala de aula, na prática. “É uma ferramenta muito importante porque quando o aluno vivencia uma experiência é mais fácil entender como aquele conceito se manifesta como conhecimento de uso social”, explica ela.

A professora regular de sala de aula da escola Profa. Olga Mallouk Lopes da Silva, Inaiá Marina Constantino Pereira, vai na mesma linha ao falar da importância do equipamento para realizar, executar uma teoria concreta.

“As possibilidades são muitas, mas o principal é mostrar para a criança na prática o que ele aprende na teoria, porque se a gente fica só na teoria para eles não faz sentido, não tem sentido aquele conteúdo, mas quando eu mostro na prática o que pode ser feito é instigante para os alunos, eles ficam empolgados e ajuda até na própria sala de aula, uma vez que eles aprendem mais, ficam mais motivados. Com o laboratório móvel os alunos passaram a gostar até mesmo da parte teórica, porque sabem que depois virá a prática”, diz a professora Inaiá Pereira.

Segundo ela, da série de recursos que o equipamento traz o que mais encanta os estudantes é o microscópio. “Eles gostam muito de trabalhar com o microscópio, eles acham maravilhoso. Fizemos uma experiência com o piolho, aquele bichinho que é tão pequenininho, eles nem acreditaram como ficou grande ao ser observado pelas lentes, eles falaram que parece um desenho tamanha a quantidade de detalhes, então eles ficaram encantados com o microscópio”, relata a professora Inaiá.

Para a diretora da unidade localizada no bairro Jardim Simões, na Zona Norte, Marta Aparecida dos Santos Fonseca, responsável por mais de 600 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Laboratório Didático Móvel é um recurso “que oportuniza novas experiências e a vivência das crianças no estudo de Ciências”.

Laboratório Didático Móvel

SME - Fotos LDM - 19-06-24 (357).jpg

Como todo laboratório, o LDM apresenta uma variedade de vidrarias e reagentes químicos próprios para o uso em atividades do 1° ao 5° ano. Por meio desses acessórios, os alunos podem planejar e realizar testes para as hipóteses que tenham elaborado.

Para conhecer melhor o corpo humano e cuidar da higiene bucal, o laboratório conta com 3 modelos anatômicos: a arcada dentária, o esqueleto e o torso. Esses materiais manipulativos oferecem novos elementos de compreensão para os conceitos que os estudantes veem nos livros didáticos.

Outro equipamento disponível é o microscópio eletrônico, que já conta com 12 lâminas prontas para a observação, sendo possível ampliar esse conjunto pela montagem de lâminas provisórias. Além de aprender sobre as estruturas observadas, o aluno pode aprender também sobre o funcionamento do microscópio, um instrumento óptico que, assim como a lupa, os óculos e os telescópios, apresentam lentes que nos permite enxergar além do alcance da visão humana.

O globo terrestre iluminado é outro recurso do LDM. Quando apagado, é possível que os estudantes acompanhem a distribuição dos biomas nas diferentes latitudes, de modo relacionado ao clima dessas regiões. Quando está ligado, permite que seja feita a correspondência entre o bioma identificado e os países em que ele ocorre.

Muitos outros acessórios e equipamentos podem ser encontrados neste laboratório, como periscópio, bússola, relógio de sol e jogos. Deste modo, é possível utilizá-lo para diferentes objetivos e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes previstos no currículo, inclusive para outros componentes curriculares, como matemática e geografia.