Atendimento do AEE é destaque no 'Dia Mundial do Autismo'

Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) são muito importantes não só na vida dos alunos, mas sobretudo no fortalecimento da igualdade na aprendizagem

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

46608893645_2601821a7c_k.jpg

Marcos Morelli / SMCS

Nesta terça-feira, 2 de abril, data em que se comemora o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", é importante ressaltar o trabalho que é referência na região Noroeste Paulista desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação por meio da sua equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O dia é para incentivar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na sociedade. Em Rio Preto, a rede municipal de ensino é exemplo no atendimento, com 728 alunos diagnosticados e mais de 50 professores dedicados exclusivamente para o AEE com cerca de 200 profissionais de apoio.

O trabalho começa com o professor regular de sala, que pode identificar possíveis sinais ou comportamentos que levantam princípios de um eventual transtorno. Através de conversas e orientações às famílias são indicados outros estudos e avaliações.

“Identificar sinais de autismo precocemente permite que intervenções e suportes adequados sejam implementados o mais cedo possível. Essas intervenções no começo têm sido associadas a melhores resultados a longo prazo para crianças com autismo”, explica Carla Cristina Job, gerente da Educação Especial.

Os alunos recebem apoio e acompanhamento de profissionais especializados e as escolas dispõem de salas de recursos multifuncionais que são espaços livres de barreiras arquitetônicas, com materiais pedagógicos e recursos de tecnologia assistiva, onde educadores se dedicam a potencializar a plena participação de estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação e complementar a aprendizagem da sala de aula.

“Os professores de AEE não possuem a função de substituição do professor regular de sala, mas sim, de trabalhar em colaboração para que o desenvolvimento e a realização das atividades aconteçam de forma acessível para todos”, acrescenta Carla.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) - Lei Federal nº 9394/1996 define a educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Os professores do AEE são selecionados por meio de processo seletivo interno, sendo obrigatório a formação especializada e conhecimento para compor a equipe da Educação Especial. E, ao longo do ano letivo, por meio do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) com duração de 3 horas semanais, participam de formação continuada totalizando mais de 140 horas de instruções.

Os 51 professores passam por avaliação anual, que é enviada às escolas ao final do ano letivo. A Resolução SME Nº 6 de 2021 organiza o trabalho do profissional do AEE no município, e os gestores das escolas fornecem um retorno sobre as atribuições realizadas, cumprimento dos quesitos e sugestões para melhorias contínuas.

Esses profissionais são muito importantes não só na vida dos alunos, mas sobretudo no fortalecimento da inclusão e da igualdade na aprendizagem. Atualmente os Núcleos de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) contam com 51 educadores, 45 salas de recursos multifuncionais, uma em cada escola de ensino fundamental, equipadas com jogos educativos, computadores e mobiliário adaptado.

Conheça o AEE

Conheça o que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suas atividades no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) na plataforma do YouTube.

Confira os vídeos no canal