INTERCÂMBIO

Educação apresenta rede de ensino para delegação da Flórida

Objetivo do encontro foi mostrar os números e o perfil da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto e suas ações formativas

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

partec site.png

Comunicação Social

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) esteve quinta-feira (14/3), no Parque Tecnológico, para apresentar os números e o perfil da rede, assim como estratégias para a formação continuada para a delegação do Centro Internacional da Grande Gainesville – GGIC, localizado na Flórida, Estados Unidos.

A Universidade da Flórida é o maior campus universitário do estado americano, com 58 mil alunos, e o encontro comandado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, teve como objetivo explorar possibilidades de intercâmbio acadêmico, de negócios, tecnologia e investimentos entre as duas localidades.

“Foi uma reunião muito interessante para ambas as partes. Nós pudemos ouvir o que eles tinham para dizer e tivemos a oportunidade desse momento de troca, de interação, de apresentar a nossa rede de ensino, o nosso trabalho, a nossa formação”, diz a assessora da SME, Rosycarmem Pontes Gestal Alvares.

A rede de ensino de Rio Preto é composta por 128 escolas municipais, 13 unidades escolares conveniadas, e conta com 39.335 alunos (fevereiro/2024), sendo 21.678 alunos no ensino fundamental, 8.504 alunos em pré-escola (Etapa 1 e 2) e 8.909 alunos matriculados em creche (0 a 3 anos).  Na rede existem 2.276 professores, entre temporários e efetivos, 101 diretores, 118 coordenadores pedagógicos e 19 supervisores de ensino.

Foram apresentadas atividades que acontecem no Complexo Swift de Educação e Cultura, principal espaço de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), um dos pilares para promover a qualidade da educação em Rio Preto. Por mês, no local, é ofertada formação para todos os professores da rede e coordenadores pedagógicos, inclusive os que trabalham nas 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do município.

“Nesta agenda nós trouxemos alguns professores da Universidade da Flórida, o ex-prefeito da cidade de Gainesville e um representante do nosso legislativo, que cuida da parte de orçamento. A vinda para São José do Rio Preto é para explorar a oportunidade de intercâmbio entre acadêmicos, empreendedores e pessoal da área de tecnologia, com objetivo de trocar informações e fomentar negócios”, explica Welson Alves Tremura, principal responsável por trazer a comitiva a Rio Preto.

A comitiva de integrantes do Centro Internacional da Grande Gainesville (GGIC) é composta por Lauren Poe, presidente/CEO do GGIC, Welson Alves Tremura, professor na Escola de Música e no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida, Oṣubi Craig, mestre em Artes, Bryan Eastman, da Comissão Municipal de Gainesville, Jeremy Frusco, coordenador de Pesquisa e Programação na Universidade da Flórida e Lisa Dias, que recentemente se formou na Universidade da Flórida com especialização em ciência política e história.

Representando a SME e a secretária Fabiana Zanquetta, que por motivo de saúde não pôde comparecer ao encontro, estavam a assessora Rosycarmem Pontes Gestal Alvares, a diretora pedagógica Deise Cardoso Maciel, Juliana Audi Silva Rosa, gerente de capacitação, Edson Rodrigues de Azevedo, professor formador de coordenadores pedagógicos, Ana Catarina Angeloni Hein, professora formadora de Língua Portuguesa, Jackeline Miller Datorre, professora formadora de Matemática, José Antônio Borges, professor formador de Artes e Fabrício Lassi, professor formador de Matemática.

Segundo os organizadores, o encontro foi um sucesso e todo o trabalho desenvolvido tem a finalidade de estabelecer no futuro parcerias educacionais e econômicas importantes entre as duas cidades, um intercâmbio produtivo envolvendo Gainesville e São José do Rio Preto.

WhatsApp Image 2024-03-14 at 14.28.27 (6).jpeg
WhatsApp Image 2024-03-14 at 14.28.26.jpeg