• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Giro na História

Episódio 17 revela elo entre ruas da Boa Vista e a 2ª Guerra Mundial

Projeto da Secretaria Municipal de Educação mostra os nomes das ruas de Rio Preto e as histórias que muitas vezes nós não conhecemos

Por:

Cristiano Furquim

Atualizado:

Giro na História - Episódio 17_3.jpg

Comunicação Social

Você sabia que algumas ruas do bairro Boa Vista, em Rio Preto, homenageiam personagens da Segunda Guerra Mundial? Pois é justamente esse o tema do novo episódio do Giro na História, disponível no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) na plataforma do YouTube.

O vídeo do episódio 17, que já está no ar, foi produzido para as escolas municipais e faz parte do material didático elaborado pela equipe de formação da SME que abrange lugares históricos de Rio Preto. O conteúdo é desenvolvido pelos professores formadores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.

O material didático cria uma situação de aprendizagem que contribui com o desenvolvimento da habilidade do Currículo Paulista para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e desta vez, trata do contexto do totalitarismo no Brasil (Era Vargas) e na Europa (Alemanha, Itália, União Soviética entre outros), culminando com a Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, o projeto da SME, Giro na História, foi reconhecido com a conquista do "Selo Saberes Históricos", atribuído pelo Fórum Saberes Históricos, formado por representantes da comunidade historiadora brasileira.

O selo é uma prova de qualidade do produto, um reconhecimento das produções de conteúdo histórico ou historiográfico realizadas em redes sociais ou mídias digitais, voltadas para públicos mais amplos e diversificados e comprometidas com valores éticos e científicos.

Canal da Secretaria de Educação no YouTube

Material está disponível à comunidade e pode ser conferido no canal da SME.

>> Confira a apresentação Projeto Giro na História clicando aqui no link.