NOVOS CAPÍTULOS

Estoril, tradicional bairro da cidade, é tema do Giro na História

Episódios 12 e 13 estão no ar no canal da Secretaria Municipal de Educação no YouTube

Por:

Cristiano Furquim

GiroNaHistoria.jpeg

Comunicação Social

Já estão publicados no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) no YouTube os novos episódios do programa Giro na História que retratam uma das regiões mais antigas de Rio Preto, o bairro do Estoril.

O Giro é um material didático elaborado pela equipe de formação da SME que engloba lugares históricos de Rio Preto e todas as escolas municipais de Ensino Fundamental têm acesso ao conteúdo desenvolvido pelos professores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.

Desta vez, os educadores perceberam que as ruas do Estoril homenageiam personalidades da história de Portugal e começaram a realizar pesquisas que revelaram nomes relacionados à época das grandes navegações. A partir daí começaram a surgir os capítulos 12 e 13, como explica o professor formador Danilo Ferrari.

“Os dois episódios ficaram muito bacanas, porque eles contam justamente isso, aliás, não só isso, no episódio a gente explora o que teria motivado a escolha desses nomes, porque a história de Portugal em São José do Rio Preto e porque a escolha por esse período das grandes navegações”, diz Ferrari.

O público, principalmente alunos das turmas do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino, vai poder conferir essa reflexão. Muitos estudantes e unidades escolares são da região do Estoril retratada nos episódios e têm apreciado o trabalho.

O material do Giro na História pode ser acessado na página da Educação e os vídeos contam com roteiro didático para uso em sala de aula. Conteúdo importante para o desenvolvimento das habilidades do Currículo Paulista.

Conhecer o passado e contextualizá-lo adequadamente permite compreender o presente em toda a sua complexidade. Um olhar crítico e reflexivo sobre os eventos que moldaram a nossa sociedade.

CANAL DA SME NO YOUTUBE

Material produzido está disponível à comunidade e pode ser conferido no canal da SME.

Clique aqui e confira a proposta pedagógica e apresentação do Giro na História

>>  O 1º episódio mostra quem são as pessoas que dão nome às ruas do centro de Rio Preto

>>  O 2º episódio é uma continuação dos nomes das ruas do centro de Rio Preto (Parte 2)

>>  O 3º episódio é sobre os nomes das ruas do bairro Jardim Paulista

>>  O 4º episódio é sobre personalidades negras que dão nomes a locais públicos

>>  O 5º episódio mostra a relação entre as ruas da Vila Ercília e o Brasil Império

>>  O 6º episódio é uma continuação, Vila Ercília e o Brasil Império (Parte 2)

>>  O 7º episódio é sobre as ruas do bairro Anchieta e o Brasil colonial

>>  O 8º episódio é uma continuação, Anchieta e o Brasil colonial (Parte 2)

>>  O 9º episódio fala sobre as ruas do Solo Sagrado e os artistas brasileiros

>>  O 10º episódio também é sobre o Solo Sagrado e os artistas brasileiros (Parte 2)

>>  O 11º episódio mostra quem são os povos indígenas que dão nomes às ruas de Rio Preto

>>  O 12º episódio mostra as ruas do bairro Estoril e conta história de Portugal.

>>  O 13º episódio é uma continuação do Estoril e a história de Portugal (Parte 2)