Homenagem aos 172 anos

Novos episódios do Giro na História retratam as avenidas de Rio Preto

Capítulos produzidos em homenagem ao aniversário de Rio Preto estão na plataforma do YouTube, no canal da Secretaria Municipal de Educação

Por:

Cristiano Furquim

46475215641_fe46672c04_k.jpg

Ivan Feitosa / SMCS

Nesta sexta-feira, 15/3, foram publicados na plataforma do YouTube, canal da Secretaria Municipal de Educação, (SME), os novos capítulos do programa Giro na História que retratam as principais avenidas de Rio Preto. A escolha do tema foi em homenagem ao aniversário de Rio Preto, que terça-feira, 19/3, completa 172 anos de fundação.

Os episódios 14 e 15, disponíveis para as escolas municipais de ensino fundamental, fazem parte do material didático elaborado pela equipe de formação da SME que abrange lugares históricos de Rio Preto. O conteúdo é desenvolvido pelos professores formadores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.

Segundo Danilo Ferrari, as principais avenidas acabam homenageando os antigos chefes do executivo rio-pretense. “Os dois capítulos, o 14 e 15, foram muito especiais pra gente porque abordam as grandes avenidas de Rio Preto que são locais de passagem pra muita gente na cidade. São avenidas que têm nomes populares pra todos os rio-pretenses. Alberto Andaló, Bady Bassitt, Cenobelino de Barros Serra, Ernani Pires Domingues, Philadelpho Gouvêa Netto, são nomes de antigos prefeitos que já governaram a nossa cidade, então, não foi uma escolha ocasional “, explica o professor.

Os episódios lançados agora na semana do aniversário da cidade têm como finalidade relembrar quem foram essas pessoas que dão nome às avenidas e qual foi a contribuição deles para o município de São José do Rio Preto. O público, alunos das turmas do 4º e 5º ano, vai poder conferir essa reflexão. Os vídeos contam com roteiro didático para uso em sala de aula e o conteúdo é importante para o desenvolvimento das habilidades do Currículo Paulista.

CANAL DA SME NO YOUTUBE

Material produzido está disponível à comunidade e pode ser conferido no canal da SME.

Clique aqui e confira a proposta pedagógica e apresentação do Giro na História

GIRO NA HITÓRIA

>>  1º episódio mostra quem são as pessoas que dão nome às ruas do centro de Rio Preto

>>  2º episódio é uma continuação dos nomes das ruas do centro de Rio Preto (Parte 2)

>>  3º episódio é sobre os nomes das ruas do bairro Jardim Paulista

>>  4º episódio é sobre personalidades negras que dão nomes a locais públicos

>>  5º episódio mostra a relação entre as ruas da Vila Ercília e o Brasil Império

>>  6º episódio é uma continuação, Vila Ercília e o Brasil Império (Parte 2)

>>  7º episódio é sobre as ruas do bairro Anchieta e o Brasil colonial

>>  8º episódio é uma continuação, Anchieta e o Brasil colonial (Parte 2)

>>  9º episódio fala sobre as ruas do Solo Sagrado e os artistas brasileiros

>>  10º episódio também é sobre o Solo Sagrado e os artistas brasileiros (Parte 2)

>>  11º episódio mostra quem são os povos indígenas que dão nomes às ruas de Rio Preto

>>  12º episódio mostra as ruas do bairro Estoril e conta história de Portugal.

>>  13º episódio é uma continuação do Estoril e a história de Portugal (Parte 2)

>>  14º episódio mostra as grandes avenidas e prefeitos de Rio Preto

>>  15º episódio mostra as grandes avenidas e prefeitos de Rio Preto (Parte 02)